Prefeitura capacita mais 51 adolescentes para o mercado de trabalho

O curso é uma parceria da Prefeitura com o CIEE e apresenta aos jovens as temáticas do mundo do trabalho.

O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) formou nesta segunda-feira, dia 28, 51 adolescentes entre 14 e 17 anos de idade na quinta turma de 2025. Destes alunos, dez foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios, com dois já contratados. As aulas ocorreram em junho com carga horária total de 60 horas.

O objetivo do PIT é capacitar os adolescentes sobre as temáticas relacionadas ao mundo do trabalho. Para isso, os adolescentes receberam treinamento sobre marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, bem como instruções técnicas sobre empresas e orientações sobre vagas de estágio e jovem aprendiz.

“Fico muito feliz em ver tantos jovens que abraçaram uma oportunidade e completaram o curso. Sempre digo para os adolescentes continuarem nessa caminhada, e que cuidem para manter próximas as pessoas que levam eles para o sucesso e não para o caminho do mal”, comentou a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, que participou da formatura.

Este programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Gerência de Inclusão Social, e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O programa teve início em 2005 e já formou 9.068 adolescentes. 

Como participar do PIT
Os adolescentes entre 14 e 17 anos que tiverem interesse em participar podem procurar o Cras de referência do bairro ou entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social da Semudes pelos telefones 3381-6619, 99259-5660 ou 99779-5179 (WhatsApp). As famílias são atendidas e passam por avaliação socioeconômica para acesso ao vale-transporte conforme necessidade, agendamento para inclusão no Cadastro Único e preenchimento da intenção de vaga no curso PIT.

A equipe da gerência faz a identificação de disponibilidade de vagas por turma e faz a inscrição dos adolescentes no curso. Eles também acompanham os adolescentes e as famílias nas demandas do mundo do trabalho durante o período do curso PIT e após a trajetória.