Prefeitura recebe 5,5 toneladas de alimentos que serão doados para entidades de Blumenau

O Banco de Alimentos irá destinar os produtos para as entidades cadastradas no serviço.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio do Banco de Alimentos, recebeu nesta quarta-feira, dia 13, 5,5 toneladas de alimentos que serão encaminhadas para entidades assistenciais de Blumenau. Entre os produtos estão aipim, feijão, laranja, batata salsa, batata doce, repolho, limão e tempero verde que serão destinados para os 58 órgãos cadastrados no serviço. A doação veio da Companhia Nacional de Abastecimento de Santa Catarina (Conab/SC) e da Cooperativa Regional de Industrialização e Comercialização Dolcimar Luiz Brunetto (Cooperdotchi)

Eles fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Deste programa, já foram entregues neste ano 25,4 toneladas e ainda estão previstos a entrega de mais 86 toneladas até o fim de 2025, o que representa no total cerca de R$ 550 mil em alimentos para Blumenau.

“Estes alimentos farão a diferença na mesa de muitas famílias atendidas pelas entidades cadastradas. Para nós, é muito importante fazer parte do Programa de Aquisição de Alimentos e poder contribuir para que a alimentação chegue para o público mais vulnerável e com grande valor nutricional e qualidade”, comenta o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo.

Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos é um equipamento da Semudes que tem como principal objetivo o combate à insegurança alimentar e ao desperdício de alimentos. Frutas, verduras e legumes recebidos são selecionados e distribuídos para entidades socioassistenciais governamentais e não governamentais do município que estejam cadastradas no serviço. E aqueles alimentos que não servem mais para consumo humano também são destinados para descarte animal e aterro sanitário.