Parque Prefeito Carlos Curt Zadrozny recebe etapa final de jogos entre comunidades terapêuticas

Evento será neste sábado, dia 30, e envolve servidores e pessoas em tratamento contra a dependência química

Transformar vidas também passa pelos momentos de convivência. É com essa proposta que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) promove a 2ª Copa de Integração Social, campeonato que une instituições e comunidades terapêuticas em torno do futebol.

A grande final acontece neste sábado, dia 30, no Parque Prefeito Carlos Curt Zadrozny, e promete emoção dentro e fora do campo. Serão dois jogos decisivos. Às 14h30, o Centro Terapêutico Vida (CTV) enfrenta o Instituto Edificando Vidas, na disputa pelo 3º lugar. Às 15h15, é a vez do Cerene jogar contra a equipe da Diretoria de Políticas Sobre Drogas da Semudes, pelo título de campeão.

Desde abril, sete equipes entraram em campo, em oito rodadas. Mais do que gols e vitórias, os jogos proporcionaram experiências de convivência, respeito e superação. “O campeonato é um espaço de reconstrução. Cada passe, cada partida, é uma oportunidade de resgatar a dignidade, fortalecer laços e mostrar que é possível reconstruir uma história”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social Rafael Burgonovo.

“Essa iniciativa mostra que o esporte vai muito além das quadras e campos. É uma ferramenta de inclusão, motivação e esperança. Ver pessoas recuperando a alegria de conviver e a crença num futuro melhor através do futebol é inspirador e nos motiva a continuar trabalhando para transformar vidas em nossa cidade”, completa o prefeito Egidio Ferrari.

Sobre a Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social
Vinculada à Semudes, a Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social, atua na prevenção ao uso de drogas em adultos e jovens para evitar ou retardar o início do uso de drogas, ou, se já iniciaram evitar que desenvolvam transtornos (por exemplo, a dependência).  A prevenção também busca o desenvolvimento seguro e saudável de crianças e jovens, de forma que percebam seus talentos e potenciais, tornando-se membros que contribuam para o bem de suas comunidades e da sociedade. 

A diretoria realiza ações de prevenção em serviços públicos, escolas, parques, entre outros espaços públicos  e também faz o encaminhamento de usuários de substâncias psicoativas para acolhimento em Comunidade Terapêutica conveniada com o município por meio da Semudes. 

Quem busca apoio para superar a dependência química, pode procurar a Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social, na Rua José Fischer, 130, bairro Escola Agrícola. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e o telefone é (47) 3381-6363.