Câmara Mirim de Blumenau participa de encontro estadual com mais de mil adolescentes em Florianópolis

A Mesa Diretora da Câmara Mirim de Blumenau marcou presença no 14º Encontro Estadual dos Vereadores Mirins, realizado nesta quarta-feira (1º), no CentroSul, em Florianópolis. O evento reuniu mais de mil adolescentes de todo o estado, de 70 Câmaras Mirins, promovendo debates, troca de experiências e formação política para jovens estudantes.

Representação de Blumenau

O Legislativo Mirim blumenauense foi representado pela presidente Sofia Viana Alves, pela vice-presidente Caroline Maisa Linke, pela 1ª secretária Milena Cristine dos Santos Becchi e pela 2ª secretária Laís de Aviz Kreuch, além dos assessores coordenadores do projeto na cidade.

Durante o encontro, os vereadores mirins puderam conhecer iniciativas desenvolvidas em outras regiões, participar de oficinas e dialogar com parlamentares estaduais sobre cidadania, protagonismo juvenil e a importância da política no dia a dia.

Formação e protagonismo juvenil

Criado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o encontro tem como objetivo aproximar os adolescentes da vida política e estimular o exercício da cidadania. “Queremos provocar para que os nossos adolescentes vivam o mundo político, não apenas como espectadores, mas como atores do processo”, destacou o presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB).

O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), também ressaltou a relevância da iniciativa. “Esse grande encontro é um momento importante para que os jovens aprendam mais, troquem experiências e despertem para a vida pública. Muitos dos que estão aqui hoje poderão ser os futuros vereadores, prefeitos e deputados de Santa Catarina.”

Troca de experiências e inspiração

Além das palestras e painéis, os adolescentes conheceram projetos comunitários como o Protetor Ambiental da Polícia Militar Rodoviária, o Proerd, o Projeto Golfinho e o Bombeiro Mirim, entre outros.

Para a presidente da Câmara Mirim de Blumenau, Sofia Viana Alves, a participação reforça o compromisso da cidade com a formação cidadã. “Representar Blumenau neste encontro foi uma experiência muito enriquecedora. Voltamos para nossa cidade ainda mais motivados a exercer nosso papel e a contribuir com ideias que ajudem nossa comunidade”, declarou.

Histórico

O programa Vereador Mirim existe em mais de 80 municípios catarinenses, envolvendo estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. A Câmara Mirim de Blumenau foi pioneira em Santa Catarina, criada em 1999, e já formou mais de 400 jovens até hoje, de 85 escolas públicas e privadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Fotos: Câmara Mirim de Blumenau