Na noite desta semana, equipes do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau foram acionadas para combater um incêndio em residências. Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que duas casas já estavam em chamas, com risco de propagação para outras três edificações vizinhas.



O combate foi dificultado pelo difícil acesso ao local, situado em terreno íngreme, o que exigiu a montagem de uma extensa linha de mangueiras para que as equipes alcançassem o foco do incêndio. Além disso, a rua estreita impossibilitou o acesso de uma das viaturas de grande porte, sendo necessário o apoio de outros caminhões para o abastecimento de água.
Também houve dificuldade na identificação do ponto de desligamento da energia elétrica, devido à grande quantidade de fiação no local e à ausência de identificação dos medidores.
Participaram da ocorrência diversas viaturas do Corpo de Bombeiros, com apoio de um caminhão-pipa do SAMAE. Ao todo, foram utilizados aproximadamente 14 mil litros de água para o combate às chamas e o rescaldo.
Diante da situação, o comandante da operação priorizou inicialmente a proteção das casas vizinhas, conseguindo conter a propagação do fogo. Na sequência, as equipes realizaram o combate direto aos focos principais e um rescaldo minucioso, a fim de evitar novos focos.
Apesar dos danos materiais, não houve vítimas. Duas residências foram totalmente destruídas e uma terceira foi parcialmente atingida.
A Polícia Militar e o SAMU também atuaram na ocorrência. As causas do incêndio serão apuradas pelos órgãos competentes.
Texto: Chefe de Socorro de Blumenau
1° SGT BM Duranti



