Número de processos abertos superou inclusive os 3.675 registrados em 2022 no município

O Procon de Blumenau comemora nesta sexta-feira, dia 15 de março, o Dia Nacional do Consumidor, uma data especial já que traduz os esforços em todo o país à garantia dos direitos dos consumidores, além de regulamentar da melhor forma possível as relações entre prestadores de serviços e clientes, segundo as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Somente em 2023, o Procon de Blumenau registrou 4.677 processos abertos no município com um montante de 24.643 atendimentos contra os 3.675 processos efetivados em 2022. Esse balanço referente ao ano passado se traduz nos 16.348 atendimentos registrados na sede do órgão, no Centro; 932 na sede localizada no bairro Garcia; 207 na Vila Itoupava; além das 5.703 solicitações atendidas pelo WhatsApp do Consumidor, pelo número 3381-7151.
Neste montante, somam-se ainda os atendimentos do Procon Móvel, com 604 pessoas contempladas com os serviços de registro de denúncia contra empresas e orientações sobre os direitos e deveres dos consumidores. Além disso, graças ao atendimento prestado pela Claro na própria sede do órgão de defesa, 726 solicitações foram efetivadas.
Ainda segundo levantamento de 2023, os principais setores mais reclamados foram empréstimos consignados, telefonia, vendas de passagens aéreas, além de revendas de veículos e concessionárias e boletos fraudados, respectivamente.
Reclamações on-line
Além de comemorar a data do consumidor com resultado expresso na abertura de processo, o diretor do Procon de Blumenau, Alexandre Caminha, ressalta a facilidade da população registrar reclamação por meio da internet. “É importante reforçar que é possível abertura de reclamação on-line por meio do consumidor.gov.br. Lembrando que o sistema apresenta as situações mais reclamadas, bem como as empresas cadastradas no sistema’, diz. “Nosso objetivo é de ampliar ainda mais as opções as consumidores, como o aumento de empresas no sistema”, reforça. As reclamações podem ser registradas neste link. Para saber mais sobre o portal para registrar a reclamação pode ser acessada na Carta de Serviços do Município neste link.
O diretor também enfatizou que a proposta é de contemplar Blumenau até o final deste ano com um sistema on-line próprio do órgão de defesa. “Nosso objetivo é de entregar até o final de 2024, nosso próprio sistema pela internet, ou seja, uma ferramenta onde será possível aos consumidores registrar denúncias contra prestadores de serviços que não estão em acordo com o CDC. Tudo isso de forma rápida e de fácil acesso”, explica.
Além deste balanço e do sistema on-line na cidade, o Procon de Blumenau também vai lançar a partir desta sexta-feira, dia 15, a pesquisa de Páscoa para download. A lista contará com preços de 109 itens com diferenciação entre marcas e gramaturas feitas em sete estabelecimentos na cidade.
Ainda atento à garantia dos consumidores, no início de março, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) o Procon fiscalizou seis postos de gasolina no município para verificar a qualidade do combustível. Segundo Caminha, não foram encontrados irregularidades na qualidade do produto repassado ao consumidor.
“Os números levantados até aqui e o avanço em relação à melhoria dos serviços prestados na cidade representam o compromisso assumido pelo governo junto à população e no apoio aos trabalhos desenvolvidos pelo Procon sempre na garantia dos direitos dos consumidores”, diz Caminha.
Assessor de Comunicação: Joni César



