Programa de Educação em Saneamento do Samae inicia cronograma de 2025

A conscientização é feita através de palestras, oficinas e visitas às Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETE) da cidade, promovendo uma atuação mais eficiente na qualidade ambiental e da vida.

Foto: Samae, Divulgação

O Programa de Educação em Saneamento (PES) do Samae deu início ao cronograma de 2025 nesta segunda-feira, dia 10. As atividades iniciaram com alunos da Escola Básica Municipal Bilíngue João Joaquim Fronza, no bairro Testo Salto. A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo conscientizar alunos do 4° ano de escolas da rede pública de ensino sobre a importância do uso adequado dos recursos hídricos, o descarte responsável dos resíduos sólidos e o tratamento do esgoto.

A conscientização é feita através de palestras, oficinas e visitas às Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETE) da cidade, promovendo uma atuação mais eficiente na qualidade ambiental e da vida. Além dos estudantes do 4° ano, o programa também conta com turmas de 6° ano, aprofundando os temas trabalhados.

O PES envolve além de alunos, professores, coordenadores, diretores, servidores públicos e técnicos do Samae. No primeiro semestre de 2025, o programa contará com 419 alunos de 16 turmas e oito escolas. As instituições de ensino participantes são:

EBM Alberto Stein

EBM Professora Adelaide Starke

EBMB Patricia Helena Finardi Pegorim

EBMB Professor João Joaquim Fronza

EBMB Professora Helena Martha Natália Winckler

EIM Bilíngue Alves Ramos

EIM Willy Müller

EBM Almirante Tamandaré

No final do ano será realizada uma formatura, onde os participantes do 1º e do 2º semestre passam a ser reconhecidos como “Amigos da Água”. Em seis anos, o programa já formou mais de 2,8 mil estudantes e contemplou 41 escolas.