No dia do Vira-lata, conheça também alguns pets que estão à espera de um novo lar.

Eles se adaptam com facilidade a diferentes situações, são amorosos e com muita personalidade. Fruto da mistura de várias raças, os cachorros vira-latas são os mais populares no Brasil, mas também são as principais vítimas de abandono. Por isso, neste 31 de julho, considerado o Dia do Vira-lata, a Prefeitura de Blumenau reforça a importância da adoção responsável e os benefícios de abrir o coração para um “guapeca”.
De acordo com a equipe veterinária do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), os vira-latas são normalmente mais resistentes e adaptáveis. “Por terem uma mistura genética, são menos suscetíveis a doenças e se recuperam com mais facilidade. Além disso, acostumados a lidar com dificuldades, os animais que vêm da rua têm mais facilidade de se adaptar aos hábitos da família e a um novo ambiente”, explica o veterinário Carlos Sansão, diretor de Bem-Estar Animal.
Levar para casa um vira-lata resgatado também significa salvar vidas e combater o comércio ilegal e os maus-tratos, conforme explica o prefeito Egidio Ferrari. “Adotar um animal resgatado das ruas é um ato de amor e consciência. Eles são companheiros fieis, inteligentes e extremamente gratos. O mais importante: cada adoção abre espaço para que outros animais em situação de risco sejam auxiliados”, afirma.
Em Blumenau, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) atua em várias frentes para proteger e cuidar dos animais de rua. “Nossos fiscais têm agido com rigor diante de denúncias de abandono e maus tratos. No Cepread, nossos veterinários prestam atendimento clínico a animais feridos, além das castrações e microchipagens. E temos as feiras e campanhas permanentes de adoção”, cita o secretário Robson Tomasoni.
Atualmente, o Cepread tem pouco mais de 30 animais sem raça definida esperando por um novo lar, entre cães e gatos. A maioria deles chegou ali em situações críticas. Mas hoje, já recuperados, estão prontos para encontrar uma nova família.
Conheça alguns dos guapequinhas mais queridos do Cepread, que estão prontos para recomeçar a vida em um novo lar:
Cleiton
Atropelado nas ruas, chegou ao Cepread em setembro de 2021 com suspeita de fratura. É um cãozinho desconfiado no início, mas quando cria laços, é só amor — e brincadeira!
Grandão
Foi encontrado nas ruas em 2020, machucado após ser atacado por um porco-espinho. Já foi doador de sangue, é super carinhoso e adora passear.
Buddy
Chegou ainda filhote, com múltiplas fraturas. Hoje, com 6 anos, é sociável, carente e brincalhão. Vive à procura de colo e atenção.
Tauros
Também vítima de atropelamento, chegou debilitado em 2020. Hoje está recuperado, ama passear e é conhecido por seu apetite generoso e olhar encantador.
Tâmara
Aventureira e brincalhona, foi atropelada em 2021. Adora correr, subir em lugares altos e, apesar de um pouco medrosa, conquista todo mundo com seu jeitinho doce.
Todos os animais disponíveis para adoção no Cepread são castrados, vacinados e microchipados. A adoção é gratuita e feita de forma responsável, com acompanhamento técnico e orientação da equipe.
Quer mudar uma vida — e deixar a sua mais feliz? Agende uma visita ao Cepread pelo telefone (47) 99169-6343 ou siga as atualizações no Instagram @vidanoabrigo.
Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



