A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), informa mudança na metodologia de divulgação dos dados da dengue. A partir de agora, a Semus passará a divulgar somente as confirmações de casos semanais e o total de casos positivos registrados desde a primeira semana epidemiológica de 2025.

No período entre 27 de outubro e 10 de novembro, o município registrou dois novos casos confirmados, totalizando 401 positivados desde o início do ano, sem registro de óbito.
A decisão de não divulgar o número de focos é porque não é possível confirmar se o foco encontrado é do Aedes aegypti (com potencial de transmitir a doença) ou do “wolbito” (Aedes com a bactéria Wolbachia), que não transmite o vírus. Com o aumento esperado de focos do “wolbito” na área de soltura, manter essa contagem poderia gerar um alarme desnecessário na população.
A administração municipal reitera a importância de a população continuar eliminando água parada e mantendo os cuidados habituais para evitar a proliferação de mosquitos, independentemente do Método Wolbachia.



