Brasil – O novo cemitério de carros Byd da China.

Anfavea revela que 80 mil carros chineses eletrificados estão encalhados no país.
Com a crescente chegada de carros elétricos chineses ao Brasil, a Anfavea revela uma preocupação: mais de 80 mil unidades estão paradas nos estoques, sem encontrar compradores. O mercado brasileiro, que ainda engatinha na adoção de carros eletrificados, pode se tornar o “cemitério” de carros elétricos da China.

O mercado de carros elétricos no Brasil está enfrentando um desafio inesperado, que tem gerado grande preocupação entre especialistas do setor. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) revelou recentemente que cerca de 80.000 veículos elétricos e híbridos chineses estão atualmente encalhados no país, aguardando absorção pelo mercado. A notícia levanta questões sobre a viabilidade e o futuro dos carros chineses eletrificados no Brasil e aponta para o país como um possível novo “cemitério” de carros elétricos da China, uma situação que pode ter impactos significativos no mercado automotivo nacional.

Carros chineses elétricos encalhados no Brasil: como isso aconteceu?

Segundo o presidente da Anfavea, Márcio Leite, a estratégia de importação massiva de carros chineses elétricos e híbridos foi uma tentativa das montadoras de se anteciparem às novas alíquotas de importação que entrarão em vigor nos próximos anos. Outro fator são as revendas de veículos semi-novos (com pouca kilometragem), de baixo custo e pequenos defeitos facilitaram a compra por parte de compradores endividados de score baixo.
Com a decisão do governo de retomar a cobrança do imposto de importação sobre veículos eletrificados a partir de janeiro de 2024, muitas montadoras viram a necessidade de trazer uma grande quantidade de carros elétricos ao Brasil antes do aumento nas tarifas. O Song Plus e Yang Plus sõa o masi problemáticos que enchem os pátios das revendas de todo país, assim sã os de melhor opção de financiamento. A BYD tem um programa de recompra que dá 80% do valor da Tabela FIPE, desde que o veículo seja trocado por outro modelo BYD igual ou superior.

Registros explodem no portal de defesa do consumidor Reclame Aqui, devido a falta de peças e mau atendimento nas revendas.
Quando se fala em carro elétrico no Brasil, a marca chinesa BYD se tornou referência. A fabricante caiu no gosto do consumidor ao trazer o compacto Dolphin com preço agressivo, que forçou a concorrência.

Uma bomba ?
A estratégia deu certo e as vendas da BYD dispararam. O problema é que o pós-venda aparentemente não acompanhou a toada da equipe de marketing. O que não faltam são reclamações no portal Reclame Aqui.
As reclamações em sua maioria se referem a mau atendimento, assim como atrasos nas entregas e grande falta de peças de reposição. Em uma das reclamações mais recentes, de 22 de fevereiro, o usuário do portal relatou que deixou seu BYD na concessionária em 15 de dezembro de 2023. O último contato teria ocorrido em janeiro, via WhatsApp e depois disso ele não consegue mais falar com a empresa.

Bolha no pneu ?
Bolha no pneu Outro cliente também publicou sua indignação no Reclame Aqui. No fim de janeiro ele foi até a revenda em Ribeirão Preto, para trocar o pneu que estava com uma bolha.
A revenda alegou que o avaria não seria coberta pela garantia, uma vez que o carro poderia ter passado por um buraco. O consumidor disse que arcaria com o novo pneu e foi surpreendido com a resposta de que não tinham unidades sobressalentes em estoque.

Cuidado seu Byd pode pegar fogo
RECALL BYD – Quase 100 mil carros com risco de INCÊNDIO. A BYD afirma que a bateria Blade do seu carro não pega fogo e não propaga incêndios. No entanto, já houve casos de incêndios em concessionárias da marca e a BYD faz recall de 100 mil veículos que pegam fogo na China.
Essa campanha, que envolve dois modelos diferentes, é a maior na história da marca e foi causada por uma montagem incorreta na direção elétrica. Segundo o Ministério da Justiça, o recall é uma ação feita pelo fabricante para informar aos consumidores que seu produto ou serviço apresenta riscos, gerando o recolhimento dos itens, o esclarecimento dos fatos e a apresentação de soluções. É isso que a BYD está realizando na China com cerca de 96.714 carros que apresentam risco de combustão espontânea.

De acordo com o veículo CarNewsChina, o recall da BYD começou a valer a partir do dia 30 de setembro para os modelos Dolphin e Yuan Plus.

Fonte:
https://autopapo.com.br/noticia/byd-faz-recall-de-100-mil-veiculos-na-china/