A Câmara de Blumenau aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (24), uma moção de apelo ao governador Jorginho Mello (PL) para que o governo estadual adote providências para a retirada da tubulação da SCGÁS que está causando entraves à continuidade da duplicação da BR-470.










A proposição, de autoria do vereador Jean Volpato (PT), especifica que a retirada da tubulação precisa ser feita no trecho do quilômetro 59 da BR-470, entre os municípios de Blumenau e Indaial, bem como nos trechos entre os quilômetros 60 e 63. Ainda salienta que o constante adiamento dessas etapas tem agravado o cronograma da duplicação e ameaça inviabilizar a entrega total da obra, prevista pelo DNIT para o ano de 2026.
Na discussão da proposta, o vereador Adriano Pereira (PT) disse que a obra de duplicação está em bom ritmo, mas que o governo estadual precisa se empenhar para agilizar essas obras naquilo que lhe cabe, não só quanto à SCGÁS, mas também quanto à Celesc, pois existem demandas em relação a postes de energia nos trechos citados.
Já o vereador Flávio Linhares – Flavinho (PL) ressaltou que a reivindicação é legítima mas erra o destinatário. Disse que a SCGÁS não é subordinada diretamente ao governador, apesar de a Celesc ser a acionista majoritária, e que a responsabilidade operacional é da própria empresa e não do chefe do Executivo estadual.
“Acredito que essa moção de apelo ajuda na pressão, ajuda as entidades empresariais, mas também as entidades de classe e a nossa população, que todo dia passa pela rodovia, paga seus impostos e quer ver a BR-470 duplicada e com qualidade”, argumentou Volpato. Assista aqui a discussão completa.
A proposta foi aprovada com 10 votos favoráveis, um voto contrário e duas abstenções.
Projeto faixa de pedestres
Os vereadores ainda aprovaram em segunda votação um projeto de lei, de autoria do vereador Adriano Pereira (PT), que acrescenta a uma lei já existente a autorização para que o Poder Executivo implante faixa elevada em frente das sedes de associações de moradores em funcionamento no município.
Idade de ingresso dos táxis
Outro projeto aprovado em segundo turno nesta quinta-feira é de autoria do vereador Almir Vieira (Progressistas). A proposta altera lei que dispõe sobre o serviço de táxi para aumentar a idade máxima de ingresso ou substituição dos veículos de cinco para oito anos.
Associação do SAMAE
Também foi aprovado pela Câmara o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a outorga de concessão administrativa de uso de parte de imóvel pertencente ao SAMAE em favor da Associação dos Servidores do Samae (ASAS).
Confira aqui a lista completa de projetos e proposições aprovados na sessão desta quinta-feira (24).
Tribuna Livre
Margit Mafra, presidente da Associação Viva Parkinson, ocupou a Tribuna Livre para divulgar informações e ações sobre o abril da Tulipa Vermelha, mês de conscientização da doença de Parkinson. Ela compartilhou a história da criação da Associação e também as ações realizadas pela entidade, que incluem atividades físicas, palestras e oficinas de artesanato, todas com a participação de profissionais voluntários. Destacou eventos realizados pela associação, e divulgou a “Run for Parkinson”, que acontece em Blumenau no dia 22 de junho, promovendo conscientização sobre a doença.
Também abordou a necessidade de políticas públicas para o atendimento a pacientes, enfatizando que Blumenau poderia se tornar um modelo de cuidado e solidariedade. Pediu aos parlamentares a implementação de políticas que assegurem um atendimento integral e humanizado para pessoas com Parkinson, sugerindo a criação de um centro de atendimento dedicado à doença.



