Com mais vagas, Intendência do Garcia é um dos locais para fazer a Carteira de Identidade Nacional

Meta é chegar a 45 vagas por dia disponíveis até o final deste ano.

Com o objetivo de beneficiar a população e agilizar a solicitação da primeira e segunda via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de agosto, a Intendência Distrital do Grande Garcia (IDIGG) passará a contar com 23 vagas disponíveis por dia, oito a mais das 15 vagas atuais. Mas atenção, para solicitar o documento, é necessário fazer o agendamento pelo sistema on-line do Estado no horário das 12h às 13h no site www.policiacientifica.sc.gov.br.

Segundo o intendente-distrital, Maurício Goll, o objetivo é melhorar continuamente este processo e atender a demanda da região. “Estamos trabalhando junto à Polícia Científica para contarmos com um aumento real no atendimento, ampliando de 15 vagas por dia para 45 até o final deste ano. Além disso, estamos priorizando as pessoas da terceira idade, que não sabem realizar o agendamento on-line, para que possam fazer a solicitação sem este processo, incluindo nestes casos as pessoas acamadas, que não conseguem chegar até a Intendência do Garcia”.

Além da IDIGG, que já realizou neste ano 1.678 atendimentos para retirada do documento, a população pode solicitar a CIN em outros pontos da cidade: na Casa da Cidadania, na Vila Itoupava, com 1.055 atendimentos efetivados também por meio de agendamento; ou canal alternativo pelo WhatsApp da Praça do Cidadão pelo número (47) 3381-6482; e junto à Praça do Cidadão Norte no Vale Auto Shopping, que registrou 1.059 atendimentos efetivados.

Solicitação da CIN

Para solicitar a CIN, é necessário apresentar documentos atualizados, como certidão de nascimento (solteiros), casamento (casados) e casamento com averbação (para separados, divorciados ou viúvos). Além disso, comprovante de residência, CPF, e foto 3×4 apenas para os menores de três anos. As fotos são feitas durante o atendimento. Menores de 16 anos devem estar acompanhados do responsável legal.

Com exceção da solicitação da primeira via do documento, que não possui taxas, a segunda via requer o pagamento de R$ 46,89 por meio de boleto impresso no momento do atendimento. A retirada do documento é feita no próprio local de solicitação, com prazo médio de 20 a 30 dias em função de que a impressão da carteira é feita junto à sede da Polícia Científica do Estado, em Florianópolis.

A Prefeitura de Blumenau reforça que todas as diretrizes e orientações dos postos de atendimento (Garcia, Vila Itoupava e Vale Auto Shopping) são repassadas pela Polícia Científica de Santa Catarina, sendo os postos submetidos a atender às normas impostas pelo órgão estadual.

CIN

Lançada em fevereiro de 2022, a Carteira de Identidade Nacional utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação nacional e substituiu o Registro Geral (RG), sendo que a substituição total do RG pela CIN está prevista para ocorrer até 2032. A mudança tem como objetivo reduzir fraudes e a burocracia governamental.

Em Blumenau o sistema de agendamento foi implantado em março de 2023, com a proposta de diminuir o tempo de espera, além da melhoria do atendimento à comunidade.

Serviço:

Solicitação da CIN: Garcia/Vila Itoupava/Vale Auto Shopping.

Atendimento: por agendamento no www.policiacientífica.sc.gov.br.

Documentação: certidão de nascimento (solteiros), casamento (casados), casamento com averbação (para separados, divorciados ou viúvos), comprovante de residência, CPF, foto (3×4) apenas para menores de três anos. Menores de 16 anos também devem estar acompanhados do responsável legal.

Documentos opcionais: NIS/PIS/PASEP, CNS (SUS), Identidade Profissional, CNH, CTPS (física), Certificado Militar, Título de Eleitor, tipo sanguíneo (fator RH). Trazer os originais junto no momento do atendimento.

Taxa: primeira via sem taxa. Segunda via R$ 46,89 via boleto.

Retirada do documento: prazo de 20 a 30 dias – no local da solicitação.