A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma sessão extraordinária para deliberar sobre o Projeto de Lei Complementar nº 2.292/2024, de autoria do Executivo municipal, que “atualiza os valores do piso vencimental estabelecido pela Lei Complementar nº 1.420, de 24 de junho de 2022”. Após a realização da CCJ, Comissão de Finanças e Comissão Mista para apreciação da matéria, os vereadores aprovaram a proposta em segunda votação e em redação final. A proposta segue agora para sanção do prefeito.

De acordo com o texto da proposta e seus complementos anexos, o projeto dispõe sobre a atualização dos pisos vencimentais dos cargos de agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias e dos profissionais do Magistério para o ano de 2024, ficando atualizados com a fixação do novo salário mínimo e com base na Portaria Interministerial MF/MEC n. 7 de 29.12.2023, 29.12.2023, que estabelece as estimativas, os valores, as aplicações e os cronogramas de desembolso das complementações da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.
Conforme o texto da proposta, para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias o valor do piso fica reajustado em 6,97%, passando para R$ 2.824,00. Já para os professores, educadores e coordenadores pedagógicos, o reajuste ficará em 3,62%, passando para o valor de R$ 4.580,57 para uma jornada de 40 horas semanais.
Durante a reunião extraordinária, os vereadores informaram os líderes das bancadas, formaram dois blocos parlamentares e logo depois definiram as composições das comissões permanentes, especiais e frentes parlamentares.
A primeira sessão ordinária do ano será dia 1º de fevereiro, às 15 horas, no Plenário.
Veja Também
As matérias votadas em redação final na sessão extraordinária
Galeria de fotos da sessão extraordinária
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB | Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB



