.Uvas tintas estão entre as mais amadas pelos brasileiros, mas você sabe diferenciá-las?
Malbec, Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah são as uvas tintas mais amadas pelos brasileiros. Oriundas da França, essas quatro variedades se adaptaram bem em muitos outros países, incluindo os da América do Sul.
Tanto é que Malbec virou sinônimo de vinho argentino, Carménère de vinho chileno, enquanto Cabernet Sauvignon e Syrah elaboram rótulos maravilhosos em ambos os países.
A uva é muito importante para definir o perfil do vinho, mas não é o único fator: o terroir também joga um papel decisivo, assim como a mão do enólogo durante todo o processo de elaboração e amadurecimento.
Porém, conhecer as uvas e suas características sensoriais nos ajuda a identificar aromas e sabores e, por que não, até reconhecer vinhos em degustações às cegas.
A seguir, você confere as principais diferenças entre as quatro uvas mais amadas no Brasil e a nossa sugestão de vinhos para experimentar.
Malbec
Embora também seja cultivada na França, especialmente na região de Cahors, é na Argentina que alcançou sua melhor expressão.
A Malbec produz vinhos de cor escura, com taninos macios e notas frutadas intensas, como ameixa, amora e cereja preta.
Costumam ser encorpados, com uma textura aveludada e aromas de frutas maduras, além de notas de especiarias e, às vezes, toques de baunilha devido ao envelhecimento em barrica.
Combinam muito bem com churrasco.
.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/h/GcyQmMRM22zajN8FzmXA/11561-altura-malbec-750ml-semsafra-1400px.jpg)
Com aromas complexos de frutas maduras e elegantes notas minerais, o Norton Altura Malbec encanta pelo equilíbrio e sofisticação. A safra 2022, disponível no Brasil, recebeu 94 pontos no guia Descorchados.
No paladar, uma personalidade marcante e uma tipicidade inconfundível, refletindo perfeitamente a singularidade das altas altitudes de Mendoza. Amadureceu por 12 meses em carvalho francês e, posteriormente, passou 6 meses em adega. Acompanha à perfeição carnes vermelhas assadas e massas com molhos encorpados.
Cabernet Sauvignon
Oriunda da região de Bordeaux, na França, hoje cultivada em muitas regiões do mundo.
Essa variedade produz uvas de cor profunda, com taninos firmes e acidez equilibrada. Seus aromas incluem cassis, groselha, pimenta, cedro e notas de especiarias.
Os vinhos de Cabernet Sauvignon são geralmente encorpados, com estrutura tânica forte e potencial de envelhecimento. São perfeitos para acompanhar carnes vermelhas, queijos maturados e pratos mais robustos.



