Por Soldado Katharine de Paula Oliveira.
O 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) recebeu 44 policiais militares de um total de 605, que se formaram em dezembro no Curso de Formação de Praças (CFP), em 2024. Os soldados se apresentaram ao 10º BPM na segunda-feira, 17, dia dedicado a conhecer a dinâmica do Batalhão.
Já na terça-feira, 18, e quarta-feira, 19, os policiais realizaram patrulhas e barreiras policiais em áreas críticas da cidade, acompanhados de policiais mais experientes para se ambientarem à cidade. As operações resultaram em prisões por tráfico de drogas, cumprimento de mandado de prisão e autos de infração de trânsito.

Os 44 policiais foram divididos em dois grupos, um para cada dia de operação. Durante à tarde, foram feitas patrulhas de incursão em diferentes bairros simultaneamente. Acompanhados do comandante da 2ª Companhia, responsável pela Rádio Patrulha no 10º BPM e de policiais da Companhia de Patrulhamento e Apoio Especializado (CPAE), composta pelos grupos Tático, Canil e Rondas ostensivas com apoio de motocicletas (Rocam), os policiais conheceram as regiões da Pedra do Amor, Pedro Krauss, Brooklyn e Santa Maria.

As patrulhas resultaram na abordagem e prisão de um homem que apresentava dois mandados de prisão em aberto, além da apreensão de um adolescente por tráfico de drogas; com ele havia 40 pedras de crack, ambos na região da Pedra do Amor. Já na região central, uma adolescente foi apreendida também por tráfico de drogas, com ela havia 44 pedras de crack.
À noite, os novos soldados participaram de barreiras policiais em pontos estratégicos da cidade. Na área central, um homem foi preso após seu veículo ser abordado. No carro, havia petecas de cocaína prontas para a comercialização. No bairro Progresso, com o apoio de cães farejadores, foram encontrados crack e mais de 100 gramas de maconha. A fiscalização de trânsito também foi feita e diversos autos de infração foram lavrados.

Os policiais mostraram-se animados com a nova cidade e dispostos a bem servir a comunidade blumenauense. Eles destacaram a importância do acompanhamento na apresentação à nova região.
Folha HatsNews



