O Coração da Mulher carrega o mundo, mas precisa de Cuidado

Você sabia que as doenças do coração são a principal causa de morte entre as mulheres no Brasil e no mundo? Muitas vezes, a saúde cardiovascular feminina é deixada em segundo plano, seja por falta de informação, correria do dia a dia ou por acreditar que infarto é “coisa de homem”. Mas não é.


Estudos mostram que cerca de 30% das mortes por infarto no Brasil acontecem em mulheres. E os sintomas, muitas vezes, são diferentes dos dos homens: ao invés da dor no peito, podem surgir cansaço, falta de ar, enjoo ou dor nas costas, o que muitas vezes acabam sendo ignorados ou confundidos com estresse ou cansaço. Isso atrasa o diagnóstico e o tratamento.
Os cuidados com o coração devem começar cedo, por volta dos 30 anos, principalmente se há fatores de risco como histórico familiar, pressão alta, colesterol alto, diabetes, sobrepeso, sedentarismo ou tabagismo.
A partir dos 50 anos, especialmente após a menopausa, o risco aumenta bastante. Isso acontece porque o estrogênio, hormônio que ajuda a proteger o coração, diminui — e outros fatores de risco, descritos acima, ganham força. É nesse momento que a atenção deve ser redobrada.
Por isso, é fundamental que a mulher se cuide e faça avaliações cardíacas regulares, mesmo sem sintomas aparentes. Check-ups preventivos, exames como o
eletrocardiograma, ecocardiograma e teste de esforço ajudam a detectar alterações precoces. E o médico deve olhar com atenção para a saúde da mulher como um todo; levando em conta fatores hormonais, emocionais e familiares.
Adotar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física com regularidade, manter um bom sono e aprender a gerenciar o estresse são atitudes poderosas.
Cuidar do coração é cuidar da vida. É ter energia para realizar o que se deseja, presença para viver o agora, e saúde para aproveitar o futuro com quem se ama.
Viver bem e por mais tempo depende de uma escolha: se colocar em primeiro lugar. Você merece esse cuidado.


Luciane Malucelli Fadel -cardiologista- CRM 9244 RQE 3784