Polícia Civil desmantela estrutura de rinha de galos e prende homem em flagrante

Uma operação da Polícia Civil resultou na prisão em flagrante de um homem e na apreensão de armas, munições e de uma estrutura voltada ao preparo de galos para rinhas na região do Vale do Itajaí, nesta quarta-feira (11).

A ação foi realizada pela Delegacia de Proteção Animal (DPA) de Blumenau, com apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC). O cumprimento de mandado de busca e apreensão ocorreu em uma propriedade rural localizada entre Blumenau e Gaspar.

No local, os policiais encontraram uma estrutura organizada para a criação de centenas de galos da raça Mura, conhecidos como “galos combatentes”, comumente utilizados em rinhas — prática considerada crime de maus-tratos a animais.

Durante a operação, foram apreendidas quatro armas de fogo — duas de uso restrito, nos calibres .357 Magnum e 9 milímetros — além de 56 munições de diversos calibres. As equipes também localizaram duas arenas de combate equipadas com cronômetros e diversos apetrechos usados em rinhas, como esporas, luvas, coletes e outros equipamentos.

Técnicos do IMA que acompanharam a ação constataram que várias aves apresentavam ferimentos compatíveis com participação em rinhas. Também foram identificadas possíveis irregularidades ambientais, entre elas a ocupação de área inserida em Parque Nacional, que ainda passará por análise técnica complementar.