Prefeitura de Blumenau aumenta nota e mantém o Selo Ouro com o Portal da Transparência

Com a pontuação de 94% de aprovação neste ano, o município supera o resultado de 2024, quando a nota foi de 90,84%.

Foto: Michele Lamin

Mais uma vez, Blumenau desponta como município referência na gestão transparente, possibilitando que os cidadãos acompanhem onde são aplicados os recursos públicos. Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Blumenau mantém o Selo Ouro com o Portal da Transparência com um índice de aprovação de 94%.

A avaliação deste ano supera a de 2024, quando o município foi contemplado com aprovação de 90,84%, uma variação positiva de 3,48% no índice de transparência.

A avaliação foi realizada pelo Radar Nacional de Transparência Pública, a cargo da Associação dos Membros Dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que faz o ranqueamento com base nos índices de transparência apresentados pelos órgãos do executivo, legislativo e judiciário tanto de municípios, como dos estados, União, e os Tribunais de Contas de todo o país.

O radar foi criado com o objetivo de ser uma ferramenta de avaliação dos portais de todo o país, bem como permitir a pesquisa e o cruzamento de informações relativas aos índices de transparência dos órgãos públicos brasileiros.

Para a Secretaria Municipal de Controle, Transparência e Integridade (Sect), responsável pelo Portal da Transparência, a avaliação deste ano representa mais um marco de sucesso pelos trabalhos realizados, possibilitando que o portal cumpra sua função institucional.

“Vencer o desafio não só da manutenção do Selo Ouro, mas subir no ranking de transparência de maneira tão significativa, apesar da crescente exigência e complexidade nos critérios de aferição, nos dá a certeza de estarmos em evolução no quesito governar com transparência”, explica a secretária da Sect, Marli Zieker Bento.

De acordo com levantamento divulgado pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), a avaliação atingiu neste ano mais de 10 mil portais de órgãos públicos, sendo 2.912 certificados. Deste total, 998 conquistaram o Selo Diamante, 1.082 o Selo Ouro e 832 o Selo Prata.


A consulta pode ser feita no site da PNTP.