Com o novo formato, das 10h às 16h, sem interrupção para almoço, Procon amplia o acesso dos consumidores aos serviços.

A partir desta segunda-feira, dia 23, o Procon de Blumenau passa a atender em novo horário, das 10h às 16h, sem interrupção para almoço. A medida, segundo o coordenador-geral do órgão de defesa, Cezar Campesatto, atende a pedidos da comunidade, o que facilita o acesso aos serviços prestados no Procon.
Ainda segundo Campesatto, o novo formato de atendimento beneficia principalmente os consumidores que têm disponibilidade apenas no período do almoço. Ele explica também que isso vai garantir maior comodidade e flexibilidade para quem precisa registrar reclamações, buscar orientações ou acompanhar demandas já em andamento.
“Recebemos muitos relatos de consumidores que não conseguiam comparecer durante o horário comercial tradicional. Com o novo horário contínuo, buscamos tornar o atendimento mais acessível e próximo da realidade da comunidade”, diz.
Melhorias
A alteração do horário de atendimento se soma aos trabalhos de melhorias que o órgão vem realizando para prestar um serviço de qualidade no município, como em maio do ano passado, quando o Procon beneficiou a população com a possibilidade de abrir reclamação pela internet por meio do e-mail reclamacao.procon@blumenau.sc.gov.br.
Para isso, basta que o consumidor faça um relato breve sobre a denúncia, anexando documentos pessoais como RG, CPF ou CNH e um comprovante de residência do titular (pessoa física) e RG, CPF ou CNH do representante legal e contrato social (pessoa jurídica).
Além disso, é necessário anexar à reclamação notas fiscais, contrato, prints de conversas, incluindo WhatsApp, comprovantes de pagamento, fatura detalhada, ordem de serviço, e-mails, fotos, conta corrente/poupança para recebimento de valores, além do histórico de empréstimos/extrato do INSS.
“Em função da nova sistemática de atendimento via e-mail implementada em 2025, diminuímos sensivelmente a presença do consumidor junto ao órgão, no qual já registramos mais de 1.200 pessoas beneficiadas somente com esta melhoria, ou seja, elas não precisaram sair de casa, evitando desta forma desperdício de tempo”.
Assessor de Comunicação: Joni César




