Aérea é dona do avião que caiu nesta 6ª feira em Vinhedo (SP) e também já operou voos da Gol.

A companhia Voepass, proprietária do avião que caiu em Vinhedo (SP), nesta 6ª feira (9.ago.2024), é uma das principais áreas do país. Foi responsável por 0,8% do tráfego doméstico brasileiro em 2023, segundo dados da Anac. Ex-Passaredo foi fundada em 1995, em Ribeirão Preto (SP), como braço aéreo da Viação Passaredo –de transporte rodoviário. A companhia entrou em recuperação judicial em 2012 e saiu 5 anos depois, em 2017.

A mudança para Voepass se deu após adquirir a MAP Linhas Aéreas, sediada em Manaus (Amazonas), em 2019. Com a transação, ganhou slots (locais de operação de aviões) nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Em junho de 2021, vendeu a operação da MAP para a Gol. A companhia é a 4ª maior empresa brasileira do setor. Seus voos são feitos com aeronaves de modelo turboélice comercial bimotor de médio porte, da fabricante franco-italiana ATR (Avions de Transport Régional). A frota é composta por 15 aeronaves que atendem 37 destinos nacionais.
Acordo com a Latam A Voepass tem um acordo de codeshare (compartilhamento de voos) com a Latam, que existe desde 2014, mas foi ampliado em 2023. A data coincide com o encerramento do contrato que a empresa de Ribeirão Preto mantinha com a Gol. Em nota, a Latam afirmou que só comercializa a venda de passagens, mas que os aviões e a operação estão a cargo da Voepass. No site da aérea chilena, a página sobre a parceria diz que os aviões da Voepass possibilitam “alcançar destinos nos locais mais remotos do país” e que os turboélices ATR-72 e AT2-42 trazem ainda mais eficiência para a malha.
Fonte: Poder 360



